«Creativity expert Sir Ken Robinson challenges the way we're educating our children. He champions a radical rethink of our school systems, to cultivate creativity and acknowledge multiple types of intelligence.» In TED | Speakers | Sir Ken Robinson: Creativity expert
«Robinson feels that Western education is geared at training workers instead of training young people to think critically about life, art, culture, and humanism.» In Wikipedia - Ken Robinson (British author)(c/ outros links)
Gostava muito que vissem este vídeo.
Por isso, transcrevo estas duas frases (dos links acima referidos - TED) para abrir o apetite: - «A typical review: "If you have not yet seen Sir Ken Robinson's TED talk, please stop whatever you're doing and watch it now."» e - «The most popular words framing blog posts on his talk? "Everyone should watch this."»
Espero que surtam efeito.
___
15 comentários:
Anónimo
disse...
«Robinson feels that Western education is geared at training workers instead of training young people to think critically about life, art, culture, and humanism.»
Luísa, ainda não vi o vídeo (fez-se tarde), mas virei vê-lo amanhã (abre com o mozilla e o IE7).
Mas a citação que deixo em cima, subscrevo-a apaixonada e desesperadamente. É VERDADE, SIM! A escola "forma" "capital humano" (os termos usados na legislação sobre política educatica comum da UE), não educa nem ensina. Não é por acaso que o ensino artístico e as humanidades foram banidos. Eles não são úteis - na visão uitilitarista mais rasa que é a que impera! E além disso são perigosos, quando o que se pretende é uma força de trabalho altamente especializada, mas inculta e pouco esclarecida. Isto é uma dor de coração, Luísa! É um crime!
Fantástico, obrigada Luísa. Gostei dos conceitos, da fluência, da capacidade de síntese, enfim, de tudo. Transcrevo também uma frase que me parece muito importante e que tendemos a esquecer:
"If you are afraid of being wrong you will never come up with anything original"
subscrevo os dois comments anteriores e sonho tb com um despertar global para uma educação menos (ou nada) normalizada. A referência a Picasso é mto apropriada e é algo em que acredito seriamente: todos nascemos artistas criativos e depois levamos uma vida a quebrar barreiras impostas pelo "crescimento" normalizado, numa tentativa qse desesperada por um bocadinho dessa ingenuidade deliciosa e corajosa. mto bom!
a talho de foice, e para quem se interessa por estes assuntos educativos e formativos, o João dos Santos é menos conhecido, mas tem textos e documentos que seguem a mesma linha ... a frase do Picasso conheci-a através dele.
Navegar por este blog é o mesmo que sair à noite para ver as estrelas e ficar esmagado pelo silêncio, à espera de um cometa que nos prometeram que iria passar. E, quando já desesperamos, ele surge, no seu fulgor ... É uma comunicação fabulosa. Eu são fã dos TED Talks. Aqui vai o endereço de uma exposição de Hans Rosling: "Debunking third-world myths with the best stats you've ever seen", que eu acho extraordinária, brilhante. Se estiveres interessada, vale a pena espreitar até ao fim.
Muito bom este video. Ken Robinson parece ser uma pessoa extremamente interessante, pois além de colocar o dedo na ferida, fá-lo com um notável sentido de humor. Só uma nota: há uns anos os japoneses aumentaram o número de horas semanais de expressão plástica no ensino básico, e o resultado foi uma melhoria nas notas a matemática.
No meio do ruído das coisas.
-
Duas despedidas tristes: a de Paulo Tunhas (1960), filósofo, cronista,
poeta, professor; e a de Luís Carmelo (1954), romancista, professor, poeta,
ensaís...
Afinal, andávamos bastante enganados
-
No final do século passado, quando da emergência na Europa e nas Américas
da atual vaga da extrema-direita populista, mantinha-se em Portugal, entre
quem o...
Être un homme (mâle)
-
À travers une quarantaine de photographies d’une quinzaine d’artistes,
l’exposition « Comme je me voudrais « être » » élaborée par Marc Donnadieu
pour la g...
Multimédia et musée
-
Armuz s'était fait l'écho de plusieurs initiatives de musées dont le but
était de mettre à disposition de ses visiteurs les commentaires d'oeuvres
pré-enre...
Matin de juin… ou tentative de reprise de blog
-
Matin de juin, matin glauque matin amer, embouteillage et pluie, près de
300 km de bouchon annonce la radio. Sur la radio justement, ça tourne en
boucle, a...
Desconstrutivismo
-
O Desconstrutivismo recolheu influencias do Construtivismo e do
Suprematismo russos definiu-se sobretudo, a partir de experiencias pessoais
realizadas por ...
-
This blog is now an archive. Ten years' worth of posts are on this site and
will remain available. A new blog with the same name (but different URL) is
in ...
I couldn’t sleep last night
-
I couldn’t sleep last night because as a foreign national living in the UK
I am not allowed to vote in the referendum. I never felt the need to become
a Br...
“To the New Year"
-
With what stillness at last
you appear in the valley
your first sunlight reaching down
to touch the tips of a few
high leaves that do not stir
as though they...
Sump Pump Problem
-
The importance of having a sump pump in the basement cannot be
underestimated as it is responsible for keeping the home flood free.
However, there are many...
Twas the Night Before Christmas....
-
Twas the Night before Christmas - Justin Hendrix
https://twitter.com/justinhendrix/status/944918829561536512 8:12 AM - 24
Dec 2017 Twas the night before Ch...
Art Fairs
-
Mata Moana by Robert Henri, 1920 I regard the salons of Paris and the big
annuals as institutions detrimental to art. Art should not be segregated to
a cer...
O leitor sem qualidades
-
…o que (me) cai dos dias mudou-se, há muito, para este novo endereço onde
agora habita um leitor sem qualidades:
http://oleitorsemqualidades.blogspot.com/...
-
Na tentativa de apagar a minha pegada digital voltei a este blog. Este
que, desde 2006, tem sido uma janela aberta para o mundo, para as pessoas.
Com p...
Mudanzas
-
A partir de septiembre *Passy en invierno* se muda a Word Press. Los
contenidos de estos 9 años siguen abiertos aquí en muda a os de estos
primeros 9 añ...
TOCMF
-
João
Alma
Ana Lúcia
Ângela
Angélica
Betão
Boczon
Bruna
Carolina
Célia Regina
Charles
Cipy
Clarissa
Dudi
Edu
Elisa
Gisela
Giselda
Helô
Idelber
Julie
Lúcia
...
Déplier ce que fait-on lorsque l’on fait
-
« Pour un artiste, styliste ou designer, comprendre ce qui contrôle
techniquement ses actions ou définir ce qui s’exécute lors de la création
reste pour le...
This blog has moved
-
This blog is now located at http://romanbog1.blogspot.com/.
You will be automatically redirected in 30 seconds, or you may click here.
For feed subscribers...
Commodius Vicus . . .
-
Welcome to *scarecrow pages*, a scrolling, continuous page of fiction,
poetry, reviews and odds and sods. All authors will be added as and when,
and in no ...
-
NOVO BLOGUE
Mantemos o Ultraperiférico de portas abertas.
Entretanto, reeditamos alguns dos posts numa outra (ultra)periferia. O novo
projecto chama-se Xis...
Vanniversary
-
Three years ago, on June 18th 2019, I moved into my current home, the van
I call “Ivy” aka Intrepid Voyager, formerly known as Circe. (Photo at left:
the ...
Google Art Project
-
Me empolgo com estes projetos tecnológicos que servem a fins humanos. O
Google investiu num projeto grande: o Google Art Project, em que alguns dos
museus ...
15 comentários:
«Robinson feels that Western education is geared at training workers instead of training young people to think critically about life, art, culture, and humanism.»
Luísa, ainda não vi o vídeo (fez-se tarde), mas virei vê-lo amanhã (abre com o mozilla e o IE7).
Mas a citação que deixo em cima, subscrevo-a apaixonada e desesperadamente. É VERDADE, SIM! A escola "forma" "capital humano" (os termos usados na legislação sobre política educatica comum da UE), não educa nem ensina. Não é por acaso que o ensino artístico e as humanidades foram banidos. Eles não são úteis - na visão uitilitarista mais rasa que é a que impera! E além disso são perigosos, quando o que se pretende é uma força de trabalho altamente especializada, mas inculta e pouco esclarecida.
Isto é uma dor de coração, Luísa! É um crime!
Fantástico, obrigada Luísa. Gostei dos conceitos, da fluência, da capacidade de síntese, enfim, de tudo. Transcrevo também uma frase que me parece muito importante e que tendemos a esquecer:
"If you are afraid of being wrong you will never come up with anything original"
subscrevo os dois comments anteriores e sonho tb com um despertar global para uma educação menos (ou nada) normalizada.
A referência a Picasso é mto apropriada e é algo em que acredito seriamente: todos nascemos artistas criativos e depois levamos uma vida a quebrar barreiras impostas pelo "crescimento" normalizado, numa tentativa qse desesperada por um bocadinho dessa ingenuidade deliciosa e corajosa.
mto bom!
a talho de foice, e para quem se interessa por estes assuntos educativos e formativos, o João dos Santos é menos conhecido, mas tem textos e documentos que seguem a mesma linha ... a frase do Picasso conheci-a através dele.
Ainda não vi o vídeo mas apenas congratulo-me com o teu regresso ao blog.
Bjs
Mano
Navegar por este blog é o mesmo que sair à noite para ver as estrelas e ficar esmagado pelo silêncio, à espera de um cometa que nos prometeram que iria passar. E, quando já desesperamos, ele surge, no seu fulgor ...
É uma comunicação fabulosa. Eu são fã dos TED Talks.
Aqui vai o endereço de uma exposição de Hans Rosling: "Debunking third-world myths with the best stats you've ever seen", que eu acho extraordinária, brilhante. Se estiveres interessada, vale a pena espreitar até ao fim.
http://www.ted.com/tedtalks/tedtalksplayer.cfm?key=hans_rosling&flashEnabled=1
Heitor
É interessante (e urgente!)o video...
[encaminhei link para todos os amigos]
bjs
Que bom que está de volta!
Cheguei agora, espreitei e gostei.
Logo à noite espreito melhor.
Parebéns
Boa Páscoa, Luísa :)
Beijo
Luísa
perfeito!
beijos
della
"intelligence is dynamic. is wonderfully interactive."
bom ter visto/ouvido o vídeo depois da nossa conversa!
"If you are afraid of being wrong you will never come up with anything original"
acho q vou roubá-lo :)
quanto tempo será esse tempo?
faz falta você aqui.
beijos
della
Muito bom este video. Ken Robinson parece ser uma pessoa extremamente interessante, pois além de colocar o dedo na ferida, fá-lo com um notável sentido de humor. Só uma nota: há uns anos os japoneses aumentaram o número de horas semanais de expressão plástica no ensino básico, e o resultado foi uma melhoria nas notas a matemática.
tens "outra coisa" no imagens perdidas
Enviar um comentário