«Creativity expert Sir Ken Robinson challenges the way we're educating our children. He champions a radical rethink of our school systems, to cultivate creativity and acknowledge multiple types of intelligence.» In TED | Speakers | Sir Ken Robinson: Creativity expert
«Robinson feels that Western education is geared at training workers instead of training young people to think critically about life, art, culture, and humanism.» In Wikipedia - Ken Robinson (British author)(c/ outros links)
Gostava muito que vissem este vídeo.
Por isso, transcrevo estas duas frases (dos links acima referidos - TED) para abrir o apetite: - «A typical review: "If you have not yet seen Sir Ken Robinson's TED talk, please stop whatever you're doing and watch it now."» e - «The most popular words framing blog posts on his talk? "Everyone should watch this."»
Espero que surtam efeito.
___
15 comentários:
Anónimo
disse...
«Robinson feels that Western education is geared at training workers instead of training young people to think critically about life, art, culture, and humanism.»
Luísa, ainda não vi o vídeo (fez-se tarde), mas virei vê-lo amanhã (abre com o mozilla e o IE7).
Mas a citação que deixo em cima, subscrevo-a apaixonada e desesperadamente. É VERDADE, SIM! A escola "forma" "capital humano" (os termos usados na legislação sobre política educatica comum da UE), não educa nem ensina. Não é por acaso que o ensino artístico e as humanidades foram banidos. Eles não são úteis - na visão uitilitarista mais rasa que é a que impera! E além disso são perigosos, quando o que se pretende é uma força de trabalho altamente especializada, mas inculta e pouco esclarecida. Isto é uma dor de coração, Luísa! É um crime!
Fantástico, obrigada Luísa. Gostei dos conceitos, da fluência, da capacidade de síntese, enfim, de tudo. Transcrevo também uma frase que me parece muito importante e que tendemos a esquecer:
"If you are afraid of being wrong you will never come up with anything original"
subscrevo os dois comments anteriores e sonho tb com um despertar global para uma educação menos (ou nada) normalizada. A referência a Picasso é mto apropriada e é algo em que acredito seriamente: todos nascemos artistas criativos e depois levamos uma vida a quebrar barreiras impostas pelo "crescimento" normalizado, numa tentativa qse desesperada por um bocadinho dessa ingenuidade deliciosa e corajosa. mto bom!
a talho de foice, e para quem se interessa por estes assuntos educativos e formativos, o João dos Santos é menos conhecido, mas tem textos e documentos que seguem a mesma linha ... a frase do Picasso conheci-a através dele.
Navegar por este blog é o mesmo que sair à noite para ver as estrelas e ficar esmagado pelo silêncio, à espera de um cometa que nos prometeram que iria passar. E, quando já desesperamos, ele surge, no seu fulgor ... É uma comunicação fabulosa. Eu são fã dos TED Talks. Aqui vai o endereço de uma exposição de Hans Rosling: "Debunking third-world myths with the best stats you've ever seen", que eu acho extraordinária, brilhante. Se estiveres interessada, vale a pena espreitar até ao fim.
Muito bom este video. Ken Robinson parece ser uma pessoa extremamente interessante, pois além de colocar o dedo na ferida, fá-lo com um notável sentido de humor. Só uma nota: há uns anos os japoneses aumentaram o número de horas semanais de expressão plástica no ensino básico, e o resultado foi uma melhoria nas notas a matemática.
No meio do ruído das coisas.
-
Duas despedidas tristes: a de Paulo Tunhas (1960), filósofo, cronista,
poeta, professor; e a de Luís Carmelo (1954), romancista, professor, poeta,
ensaís...
A mais bela idade e a lição de Nizan
-
Em murais do Facebook, como lugares onde tantas vezes se exprimem de uma
forma bastante livre, e muitas vezes sincera, gostos próprios, sentimentos
pessoai...
Être un homme (mâle)
-
À travers une quarantaine de photographies d’une quinzaine d’artistes,
l’exposition « Comme je me voudrais « être » » élaborée par Marc Donnadieu
pour la g...
O Desembarque das Ondas
-
Organizado pela Raquel Nobre Guerra e publicado pela Linha de Sombra, *O
Desembarque das Ondas – Antologia para Ingmar Bergman* é um belo livro com
po...
Multimédia et musée
-
Armuz s'était fait l'écho de plusieurs initiatives de musées dont le but
était de mettre à disposition de ses visiteurs les commentaires d'oeuvres
pré-enre...
Matin de juin… ou tentative de reprise de blog
-
Matin de juin, matin glauque matin amer, embouteillage et pluie, près de
300 km de bouchon annonce la radio. Sur la radio justement, ça tourne en
boucle, a...
Faz SEIS ANOS.
-
O Entrelinhas é uma espécie de Jimi Hendrix: está morto, mas continua a
crescer. Pode ser que um dia renasça das cinzas. Vamos ver.
Um abraço a todos.
Modernismo Tardio (ou Twenties Revival)
-
que nasceu em Nova lorque e se concretizou em edifícios de formas
geométricas regulares, com estruturas internas de aço, fachadas-envelope
envidraçadas e p...
Chromatic Space in Lower Manhattan
-
. "From the rigorous flatness of hard edge painting to the celestial
expanse of color field work, color can enhance or defy the flatness of the
canvas, and...
I couldn’t sleep last night
-
I couldn’t sleep last night because as a foreign national living in the UK
I am not allowed to vote in the referendum. I never felt the need to become
a Br...
Sump Pump Problem
-
The importance of having a sump pump in the basement cannot be
underestimated as it is responsible for keeping the home flood free.
However, there are many...
Twas the Night Before Christmas....
-
Twas the Night before Christmas - Justin Hendrix
https://twitter.com/justinhendrix/status/944918829561536512 8:12 AM - 24
Dec 2017 Twas the night before Ch...
Art Fairs
-
Mata Moana by Robert Henri, 1920 I regard the salons of Paris and the big
annuals as institutions detrimental to art. Art should not be segregated to
a cer...
O leitor sem qualidades
-
…o que (me) cai dos dias mudou-se, há muito, para este novo endereço onde
agora habita um leitor sem qualidades:
http://oleitorsemqualidades.blogspot.com/...
Mudanzas
-
A partir de septiembre *Passy en invierno* se muda a Word Press. Los
contenidos de estos 9 años siguen abiertos aquí en muda a os de estos
primeros 9 añ...
Íntegra da conversa sobre o grupo da Casa 7
-
*Clique! Agora, meu blog é aqui 🙂*
Os artistas da Casa 7 em 1984
No sábado, dia 13 de junho, inaugura-se a exposição do grupo Casa 7 no
*Pivô*, centro ...
Déplier ce que fait-on lorsque l’on fait
-
« Pour un artiste, styliste ou designer, comprendre ce qui contrôle
techniquement ses actions ou définir ce qui s’exécute lors de la création
reste pour le...
This blog has moved
-
This blog is now located at http://romanbog1.blogspot.com/.
You will be automatically redirected in 30 seconds, or you may click here.
For feed subscribers...
Commodius Vicus . . .
-
Welcome to *scarecrow pages*, a scrolling, continuous page of fiction,
poetry, reviews and odds and sods. All authors will be added as and when,
and in no ...
-
NOVO BLOGUE
Mantemos o Ultraperiférico de portas abertas.
Entretanto, reeditamos alguns dos posts numa outra (ultra)periferia. O novo
projecto chama-se Xis...
Temporary Respite
-
Coming to you from my internet cafe. Only open from 4am-7am. I’ve been in
Redwood City, CA for the last few weeks. My brother is a full-time RVer and
he’s ...
Google Art Project
-
Me empolgo com estes projetos tecnológicos que servem a fins humanos. O
Google investiu num projeto grande: o Google Art Project, em que alguns dos
museus ...
15 comentários:
«Robinson feels that Western education is geared at training workers instead of training young people to think critically about life, art, culture, and humanism.»
Luísa, ainda não vi o vídeo (fez-se tarde), mas virei vê-lo amanhã (abre com o mozilla e o IE7).
Mas a citação que deixo em cima, subscrevo-a apaixonada e desesperadamente. É VERDADE, SIM! A escola "forma" "capital humano" (os termos usados na legislação sobre política educatica comum da UE), não educa nem ensina. Não é por acaso que o ensino artístico e as humanidades foram banidos. Eles não são úteis - na visão uitilitarista mais rasa que é a que impera! E além disso são perigosos, quando o que se pretende é uma força de trabalho altamente especializada, mas inculta e pouco esclarecida.
Isto é uma dor de coração, Luísa! É um crime!
Fantástico, obrigada Luísa. Gostei dos conceitos, da fluência, da capacidade de síntese, enfim, de tudo. Transcrevo também uma frase que me parece muito importante e que tendemos a esquecer:
"If you are afraid of being wrong you will never come up with anything original"
subscrevo os dois comments anteriores e sonho tb com um despertar global para uma educação menos (ou nada) normalizada.
A referência a Picasso é mto apropriada e é algo em que acredito seriamente: todos nascemos artistas criativos e depois levamos uma vida a quebrar barreiras impostas pelo "crescimento" normalizado, numa tentativa qse desesperada por um bocadinho dessa ingenuidade deliciosa e corajosa.
mto bom!
a talho de foice, e para quem se interessa por estes assuntos educativos e formativos, o João dos Santos é menos conhecido, mas tem textos e documentos que seguem a mesma linha ... a frase do Picasso conheci-a através dele.
Ainda não vi o vídeo mas apenas congratulo-me com o teu regresso ao blog.
Bjs
Mano
Navegar por este blog é o mesmo que sair à noite para ver as estrelas e ficar esmagado pelo silêncio, à espera de um cometa que nos prometeram que iria passar. E, quando já desesperamos, ele surge, no seu fulgor ...
É uma comunicação fabulosa. Eu são fã dos TED Talks.
Aqui vai o endereço de uma exposição de Hans Rosling: "Debunking third-world myths with the best stats you've ever seen", que eu acho extraordinária, brilhante. Se estiveres interessada, vale a pena espreitar até ao fim.
http://www.ted.com/tedtalks/tedtalksplayer.cfm?key=hans_rosling&flashEnabled=1
Heitor
É interessante (e urgente!)o video...
[encaminhei link para todos os amigos]
bjs
Que bom que está de volta!
Cheguei agora, espreitei e gostei.
Logo à noite espreito melhor.
Parebéns
Boa Páscoa, Luísa :)
Beijo
Luísa
perfeito!
beijos
della
"intelligence is dynamic. is wonderfully interactive."
bom ter visto/ouvido o vídeo depois da nossa conversa!
"If you are afraid of being wrong you will never come up with anything original"
acho q vou roubá-lo :)
quanto tempo será esse tempo?
faz falta você aqui.
beijos
della
Muito bom este video. Ken Robinson parece ser uma pessoa extremamente interessante, pois além de colocar o dedo na ferida, fá-lo com um notável sentido de humor. Só uma nota: há uns anos os japoneses aumentaram o número de horas semanais de expressão plástica no ensino básico, e o resultado foi uma melhoria nas notas a matemática.
tens "outra coisa" no imagens perdidas
Enviar um comentário