domingo, maio 21, 2006

Havekost, Kahrs, Plessen, Sasnal. E, depois, Luc Tuymans

Na Fundação de Serralves

Havekost, Kahrs, Plessen, Sasnal. Imagens em Pintura.
Até 9 de Julho.

«Uma parte importante da pintura contemporânea é a pintura “pós-Gerhard Richter”. Partindo na sua maioria da referência de registros fotográficos, o trabalho dos quatro pintores desta exposição implica uma apreciação crítica da própria pintura. Talvez a maior diferença desta geração de pintores em relação ao processo de trabalho de Richter resida no facto de abordarem questões por ele desenvolvidas, agora sem qualquer pretensão de uma aproximação sistémica. A escolha de temas é tão heterogénea e imprevisível como as técnicas de aplicar a tinta na tela. Um elemento, no entanto, une o trabalho destes 4 pintores: a sua insistência numa atitude de recorte da imagem, de forma a que os temas das suas pinturas parecem frequentemente ser fragmentos isolados de um todo maior que é, no entanto, ocultado. Havekost pinta modelos fotográficos manipulados por computador de forma a sujeitar a sua actividade de pintura à imagem gerada electronicamente. Plessen lida com o estatuto de realidade da pintura e da fotografia, propondo uma espécie de “pintura indexada” que pode ser vista como uma tentativa de cruzar e atravessar a superfície da pintura e da fotografia. O trabalho de Sasnal parte da enumeração e nomeação pictórica das coisas do seu mundo, sem uma lógica discernível, exercitando uma alargada variedade de formas de pintar que são elas mesmo passíveis de se tornar objectos do seu inventário. Kahrs escolhe frequentemente imagens que transforma em pinturas ou desenhos a carvão que enfatizam e questionam ao mesmo tempo a sua atracção emocional.
Comissário: Ulrich Loock
Produção: Fundação de Serralves»


E, a seguir, de 14 de Julho a 5 de Novembro, será o Luc Tuymans...

«Luc Tuymans é um dos pintores mais aclamados internacionalmente na actualidade. Depois de uma primeira exposição realizada em 1997, Tuymans regressa à Casa de Serralves, onde esta sua nova exposição acompanhará a apresentação do livro “Thinking – Painting – Speaking” que contém uma conversa alargada de Luc Tuymans com Hans Rudolph Reust sobre pormenores da sua prática da pintura.
Por um lado, a exposição apresentará uma selecção de trabalhos representativos de todos os períodos da sua carreira, incidindo nomeadamente nas categorias do retrato e da representação de espaços interiores. A abordagem proposta centra-se no objectivo de expor a enorme diferença existente entre as várias formas e géneros da sua pintura. Por outro lado, a exposição incluirá obras de artistas como Manet, El Greco, Spilliaert, Magritte ou van Meegeren, as quais constituem referências fundamentais do processo conceptual da pintura de Tuymans.
Comissários: Hans Rudolf Reust, Ulrich Loock
Produção: Fundação de Serralves»

___

2 comentários:

Anónimo disse...

Seu blog é ótimo!
Sou estudante de mestrado em pintura contemporanea em universidade no Brasil. Estudo a obra de Luc Tuymans, Wilhelm Sasnal e Eberhard Havekost a bastante tempo. Voce sabe me dizer se o catálago desta exposição possui textos bons ?? Não consigo achar para comprar em lugar algum!

Luísa R. disse...

Olá Pedro,

Posso falar do catálogo da exposição «Havekost, Kahrs, Plessen, Sasnal. Imagens em Pintura».

A concepção do catálogo é do comissário da exposição Ulrich Loock.
Além dos textos de Ulrich Loock e de João Fernandes, o director do Museu Serralves, cada um dos quatros pintores tem um capítulo: de Adam Szymczyk sobre Wilhelm Sasnal, de Daniel Marzona sobre Magnus Plessen, de Hans Rudolf Reust sobre Eberhard Havekost e de Jordan Kantor sobre Johannes Kahrs.

O catálogo é muito bom.
E o Museu Serralves é sempre uma boa referência.

Como a edição é do Museu Serralves (Porto, Portugal), seria melhor entrar em contacto com o museu:
e-mail: edicoes@serralves.pt
www.serralves.pt
ou então com a própria loja:
Catálogo IMAGENS EM PINTURA HKPS

Quanto à exposição do Luc Tuymans, não posso dizer nada porque não conheço o catálogo :(

Pedro, peço desculpa pela demora na resposta.

Visitei o seu site e gostei muito do seu trabalho.
Parabéns.

Um bom Ano Novo cheio de pinturas :O)